sábado, 16 de junho de 2012

A VITÓRIA DE CRISTO SOBRE O DIABO


 O mundo com a sua ignorância, disponibilizou na mente de muitas pessoas várias mentiras teológicas; e uma dessas mentiras que qualifiquei como uma ignorância é a respeito do diabo atuante como espírito nos ares. Ações paranormais, brigas na família, guerras, desejo suicida, traições e cousas do gênero provêm desta criatura?

Encostos , trabalhos de encruzilhadas, espírito do mal; são ações diabólicas que podem atingir um filho de Deus?
É sobre estas quentões que irei tratar a luz da Bíblia neste estudo; que o Rei da Glória, o Todo poderoso de nome Jesus te conceda olhos espirituais para compreender o tamanho do seu poder.
Antes de irmos adiante, deixarei exposto um texto magnífico sobre o conhecimento de Deus que diz o seguinte:
(I Coríntios 2:4-5) “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e, sim, no poder de Deus.” Levando em consideração o contexto, veja que esse texto se inicia no v.18 do Cap 1 cuja epígrafe é : A falta de compreensão da mensagem da cruz (Versão Almeida, Revista e Atualizada).
O Ap. Paulo mencionava os benefícios do Senhor Jesus no Calvário em nosso favor! São cousas mui grande de compreender! Cousas que a mente humana não pode suportar! O Ap. Paulo começa a fazer essa distinção dizendo (baseado em todo texto): “Olhem meu irmãos, a mensagem que vos trago não provém de idealismo não! Não provém de achismos não! Não provém de filosofia não! A minha pregação não foi criada nos concílios nem nas convenções não. O que vos trago vem do Senhor, falo em demonstração do Espírito e de Poder; para que a vossa Fé se apoiasse em Deus.” Veja quanto benefício o Senhor nos concedeu naquela cruz! Fomos sarados, fomos reconciliados, o Senhor rasgou todo o escrito de dívida que constava contra nós, o Senhor nos aperfeiçoou para sempre; no espírito nos fomos santificados. Além disso tudo, o Senhor fez algo que muitos desconhecem, e eu quero deixar bem claro e exposta em letras fortes: O Senhor Jesus venceu o diabo!. O despojou! O humilhou! Aboliu! O tornou inativo!!!!!
Vamos ver isso em demonstração do Espírito e de poder; (Hebreus 2:14) “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,” a palavra Destruísse no original grego é Kartageõ que quer dizer; ABOLIU, REDUZIR À INATIVIDADE. Agora pois vem a minha pergunta a você com todo o respeito: 
-    Amado (a), o Senhor Jesus destruiu no calvário, aquele que tinha o poder da morte, a saber o diabo; ou ainda vai destruir ? 
Por não compreender essa verdade de Deus, inúmeras pessoas, até mesmo do recôndito evangélico caem em contradição a Bíblia Sagrada. É batalha espiritual, imaginam no céu um combate com espadas entre Deus e o diabo. Imaginam que o diabo esta tirando crente das mãos do SENHOR! Isso é patético!! Sabe por que ? leia comigo, no livro do Ap. João;
(João 10:27-29) “As minhas ovelhas ouvem; a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem, Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu pai me deu é maior do que tudo; e da mão do pai ninguém pode arrebatar.” Ninguém é ninguém! Por isso que eu afirmo categoricamente; crer que o diabo possa tirar cristãos da mão do SENHOR é patético, é contradizer a afirmação do TODO PODEROSO!
Alguém deve se perguntar: Mas o Senhor Jesus expulsara demônios ! Os discípulos expulsaram demônios ! Como conciliar tudo isso com a sua destruição na cruz do calvário?
Olha meu amado, a Bíblia não se contradiz; a Bíblia não pode ser entendida pela lógica humana, a Bíblia só pode ser compreendida mediante revelação do Espírito Santo, só Ele nos guia a toda Verdade. Em relação às possessões demoníacas a ação dos espíritos malignos, o sair do diabo e voltar com mais sete na vida do povo de Deus só foram possíveis até a cruz.
Antes de Cruz do calvário o diabo era o príncipe deste mundo! Leia comigo; (Lucas 4:5-7) nesse texto mostra como o diabo tinha domínio das cousas, na tentação do Senhor Jesus no deserto, veja o que ele diz: “E, elevando-o, mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei todas estas autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.” Então veja! O diabo tinha poder! Tinha autoridade! O diabo fazia o que “queria”; possuía pessoas e o Senhor Jesus em um combate constante, desfazia as suas obras; mas um dia isso teria um fim. Em uma certa ocasião o Senhor disse; 
(Lucas 13:32) “...Ide dizer a essa raposa que hoje e amanhã expulso demônios e curo enfermos, e no terceiro dia terminarei.” Em outras palavras o Senhor disse: “Vai e diz a Herodes que hoje e amanhã eu desmancho a obra do diabo, mas quando eu for imolado no madeiro ao terceiro dia terei-o abolido.”
Isso tudo tem uma concretização na sua citação em (João 12:31) O Senhor Jesus falando de sua morte Ele diz: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” Quem era o príncipe deste mundo que seria expulso na morte de Jesus? Mas é claro, o diabo!!!!!!!
Milhares de pessoas inclusive cristãos não reconhece essa verdade não! Por isso é que se ver com muita freqüência:
-    Batalha espiritual: Imagina-se uma guerra dos espíritos malignos, contra os espíritos angelicais; como aquelas batalhas de desenhos japoneses.
-    Demologia: Estudo desenvolvido pelos “teólogos” pentecostais que priorizam o “poder” do demônio.
-    Sessão Espiritual do Descarrego: Doutrina extraída da umbanda que sustenta a possibilidade de pessoas possuírem “encostos”, também muito conhecido como Culto de Libertação. 
Intermináveis mentiras que traz; ilusões, distúrbios, alucinações, pânico, dor nas vidas das pessoas! É um absurdo, ir a uma igreja, que quando se pensa que vai ser ministrada a grandeza do nome do Senhor Jesus, o pseudopregador não faz outra cousa a não ser exaltar o nome do derrotado. Não receba isso na tua vida não! Aparta-te dessa seita! Isso vai te prejudicar espiritualmente; veja, quantas e quantas pessoas vivem desequilibradas devido a falsas confissões! Descarte tudo isso em nome de Jesus.
Quero te mostrar algumas verdades que não se ouve em muitos púlpitos por ai, como (I João 5:18) que diz: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.” Quero grifar para o teu deleite espiritual; o maligno não toca naqueles que pertence a Deus!
Vamos agora lermos (Colossenses 1:13) que diz: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amo,” Libertou ou vai libertar em uma campanha de 13 semanas????
Outro texto se encontra em (Salmo 91:10-11) “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” Aleluias!!!! O derrotado não pode te causar danos! Praga nenhuma chegará a tua vida! Há anjos de Deus te protegendo!
Além desses textos, na verdade existem vários, quero mencionar um que eu considero como carro chefe contra o ensino de possessão demoníaca e estar em (I Coríntios 6:17) que diz: “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” Agora eu te pergunto: Se um cristão está unido com o Senhor formando um só espírito, como pode ser possuído pelo um demônio??? Se houvesse essa possibilidade, o demônio entraria também no Senhor Jesus! Por isso que possessão demoníaca depois da cruz é insustentável. Outro texto que não quero deixar de fora é o de; (Lucas 11:21-22) que diz: “Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém um mais Valente que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.” Quem era o valente que bem armado com toda autoridade guardava o seu lugar de habitação? Era o diabo!!!! Porém quando veio o mais Valente que ele, a saber o Senhor Jesus; venceu-o e o pôs ao desprezo. Por isso que o Ap. Paulo disse: “... Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro.” Em (Colossenses 2:15) está escrito: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfado deles na cruz.” O que significa a palavra principado? É um território ou estado, cujo soberano é um príncipe. Quem era esse príncipe? O diabo!!! O território era o mundo. E o significado da palavra potestade? É aquele que tem grande poder ou autoridade. O diabo tinha poder sobre os filhos de Deus, tinha autoridade. Mais sobrevindo o TODO PODEROSO a saber JESUS o despojou, triunfado sobre eles na cruz. Leia agora (II Pedro 2:4) que diz: “Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismo de trevas, reservando-os para o juízo.”
Abençoado(a), a nossa vida é para o louvor de Deus! Em nossos lábios tem que haver glórias e horas ao Rei da Glória! Não fique por aí amedrontado(a) com o diabo não, creia e confesse que o Senhor Jesus o destruiu na cruz! Ele está preso em algemas eterno para o juízo do grande dia.
Versículos mal interpretados pela religião para respaldar a possessão demoníaca. 
a)    Efésios 6:12 “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Veja só, o Ap. Paulo não está se referindo a espíritos nos ares não! Ele se refere as forças espirituais do mal; são esses os dominadores deste mundo tenebroso: a inveja, a lascívia, a luxúria, os desejos ilícitos, a desonestidade... Essas são as forças espirituais do mal. A isso o Ap. Paulo disse: (V.10-11) “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” Quantos filhos de Deus que caíram nas ciladas do diabo, quantos filhos de Deus que já foram envolvidos com os dominadores desse mundo tenebroso; Ex: Sansão! Caiu em uma cilada que o levou ao desprezo e a vergonha, O rei Davi! Caiu em uma grande cilada ao desejar a mulher de seu servo Urias o mesmo foi assassinado por ele, Salomão! Um grande servo de Deus que caindo em uma grande cilada, passou a adorar os deuses de suas mulheres e concubinas onde o levou a vergonha total. É essa a advertência do Ap. Paulo na sua epístola a Éfeso no cap.6 v.10 em diante; ele simplifica melhor tudo isso no (V.13) “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir o dia mau, e , depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” É óbvio que o dia mau não são os espíritos nos ares, não.
b)    I Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar;” Abençoado (a) de Deus, esse diabo que o Ap. Pedro se refere aqui não são os espíritos no ares não! São pessoas de origem e finalidade malignas! São os joios, os vasos de ira, as plantas que o Pai não plantou, são os filhos do diabo; esses vivem em nosso derredor. Observe como isso é verdade lendo o (V.9) “Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” Quais foram os sofrimentos do Ap.Pedro; foram os espíritos nos ares? Óbvio que não! Foram às perseguições, os maus tratos por homens perversos. Quem não conhece isso, entra em parafusos! E é o diabo, é o capeta... Cuidado com o diabo, e outros por tanto falar no derrotado tem ilusões! Visões, vultos... São canções pentecostais compostas exaltando-o; é lastimável. Se você é um membro de uma denominação, um pastor, um ministro de louvor descarte estas cousas de tua vida! A Bíblia diz; (Filipenses 4:8) “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
c)    João 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Esse é outro texto mui usado pelos religiosos, para enfatizar a possessão demoníaca; eles dizem: 
Olhem, o diabo vem para roubar, matar, e destruir ! Ele tem feito em muitas famílias, em negócios, em casamentos.... Etc. Mas uma mentira sem tamanho, pois a Bíblia diz que O Maligno não nos toca. É preciso interpretar a Bíblia espiritualmente! Olhe abençoada (o), a Bíblia aqui não estar falando de diabo como espíritos nos ares não! Esta falando de falsos profetas, falsos messias; veja o v.8 do mesmo capítulo: “Todos quantos vieram antes de mim, são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.” A palavra ladra empregada em todo o texto do cap.10, no original grego é Kleptes, que é usado metaforicamente como literalmente acerca dos falsos mestres. Amém.
Agora; qual é a luta, já que o diabo foi derrotado pelo Senhor Jesus? Além da explicação em Efésios 6.10, eu te mostrarei outros textos que nos orientará nessa questão: (Tiago 4:1-2) que diz; “De onde procedem às guerras e contendas, que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais, e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;” É ridículo ver milhares de pessoas aderindo a campanhas de libertações onde apontam as guerras e as contendas familiares para o diabo, quando que a Bíblia diz que essas cousas provem da nossa carne. Leia (Tiago 1.13-14) “Ninguém ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus: porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” Quantos irmãos que já foram pegos em adultério é não puseram a culpa no diabo! Quantos irmãos que já foram pego em atos desonestos e não puseram a culpa no diabo! Quando que a Bíblia diz que isso provém da nossa carne. No livro de; (Marcos 7. 21-23) está escrito: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura; ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” Por tanto vigiai; para não caíres em umas dessas ciladas da carne. Essa é a nossa luta; não é contra os espíritos nos ares não, o Ap. Paulo disse em (I Coríntios 9.26-27) “ ...Assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 
Quero encerrar esse estudo usando mais uma vez o texto de Hebreus cap.2 v.14, que diz: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tinha o poder da morte, a saber o diabo,” Espero que esse estudo tenha esclarecido a tua mente e o teu coração de uma vez por toda que A vitória de Cristo sobre o diabo na Cruz é certa.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 

publicado em: 16/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário